SAÚDE QUE SE VÊ

Covid-19: Mafra entrega máscaras à população

Canal S+ / ALS
15-04-2020 19:23h

Recorrer ao médico com sintomas de covid-19 já é o fim da linha.  Para que isso não aconteça, e prevendo a evolução da pandemia, a Câmara Municipal de Mafra encomendou um milhão de máscaras.
Um mês depois, está a distribui-las à população, que as recebe em casa, gratuitamente.

A Câmara Municipal de Mafra percebeu que, apesar das diretrizes oficiais não o recomendarem, a utilização de máscaras fez a diferença em países asiáticos como Macau, Singapura e Hong Kong. Foi essa a estratégia que escolheu seguir. Apostou na prevenção e, há cerca de um mês, comprou um milhão de máscaras cirúrgicas. Foi caso único, na área metropolitana de Lisboa, mas a autarquia entendeu que mesmo para um concelho com cerca de 80 mil habitantes, valia a pena o investimento.

500 mil já estão a ser distribuídas pela população e pelos profissionais do concelho que estão na linha da frente, por exemplo, em lares, IPSS’s ou forças de segurança. Dos kits fazem parte oito máscaras, um folheto com instruções de utilização e outras informações de âmbito social. Estão a ser distribuídos com a ajuda das Juntas de Freguesia do concelho. Oito máscaras, para serem utilizadas pelo elemento do agregado familiar que se desloca à rua, uma por semana, dará para dois meses. Hélder Sousa Silva, presidente da Câmara Municipal de Mafra, explicou-nos como traçou a estratégia.

As Juntas de Freguesia, como organismos de proximidade, estão a assumir a distribuição dos kits. As equipas incumbidas dessa tarefa receberam indicações claras: ninguém fica para trás e tocam-se a todas as campainhas.

 

Do milhão de máscaras recebidas, Mafra acabou por dispensar metade a outros concelhos da Área Metropolitana de Lisboa. Sem revelar quem foram os beneficiários, Hélder Sousa Silva explica que têm sido as autarquias a apoiar muitas instituições e que o governo não está a conseguir garantir material de proteção para todos os que dele necessitam.

 

 

MAIS NOTÍCIAS