SAÚDE QUE SE VÊ

Enfermeiro português cria dispositivo para ventiladores que evita o contagio por Covid-19

Canal S+ FF
14-04-2020 20:40h

A trabalhar numa unidade dedicada exclusivamente à Covid-19 e confrontado com a possibilidade de contágio durante a entubação, para ventilação pulmonar,  Mário Gomes desenvolveu um dispositivo capaz de evitar a propagação do vírus. Distribuído gratuitamente, este equipamento está presente no quotidiano da maior parte dos hospitais portugueses e está a ser testado em Inglaterra e nos países da América do Sul. Já foram distribuidas 12 mil unidades.

Apaixonado por modelismo, o enfermeiro Mário Gomes não hesitou em criar uma peça que, para além de assegurar todos os requisitos e graus de segurança, para profissionais e doentes, fosse acessível a todos e de fácil distribuição.

 

A ideia é simples: uma pequena peça consegue travar a passagem de ar, durante a manobra de entubação. Ou seja, não havendo  passagem de ar expelido por um doente, anula-se o risco de contaminação.

O ficheiro do modelo foi, desde o primeiro momento, disponibilizado num grupo de partilha nas redes sociais e tem sofrido alterações, por via das experiências de utilização dos profissionais de saúde.

 

É, também, no grupo de partilha que gere com Márcio Pereira, co-autor e membro da Banda da Armada, da Marinha Portuguesa, onde o enfermeiro apela à solidariedade de todas as empresas capazes de imprimir em 3D. De norte a sul do país, muitas foram as que responderam ao apelo e que produzem gratuitamente.

 

Até ao momento, a base de dados conta com a produção de 12 mil peças distribuídas, a custo zero, a quem delas precisar.

Toda a informação pode ser consultada aqui.

MAIS NOTÍCIAS