SAÚDE QUE SE VÊ

Covid-19: INL em Braga produz viseiras e oferece-as a instituições de Portugal e Espanha

LUSA
14-04-2020 16:32h

O Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia (INL), em Braga, está produzir viseiras de proteção, que já estão a ser oferecidas a instituições públicas e sociais de Portugal e de Espanha, para ajudar no combate à pandemia da covid-19.

Em comunicado, o INL refere que utiliza os seus equipamentos de corte a laser para o fabrico das viseiras.

Acrescenta que já esta semana está a ser distribuído um primeiro lote de 1.200 unidades, tendo como destinatários o Hospital de Braga, Hospital de Guimarães, Azylo de São José (Braga), Bombeiros Voluntários de Braga, Projeto Homem - Braga, Comando Territorial do Porto da GNR, Hospital de Vigo (Espanha) e Lar das Esclavas de La Virgen Dolorosa (Pontevedra, Espanha).

"O desenho da máscara, em policarbonato, resulta da última de três adaptações feitas pelo INL para ser simples de fabricar, montar e desinfetar", lê-se ainda no comunicado.

Foi também feito um vídeo legendado em português, espanhol e inglês, com as instruções de montagem das viseiras, que são entregues desmontadas e já desinfetadas.

Nas próximas semanas, o INL vai manter a produção de viseiras, a uma média de 500 unidades por dia, para doar a instituições com maiores necessidades de proteção pessoal contra o novo coronavírus.

"Tendo em conta que o INL é um laboratório criado por iniciativa de Portugal e de Espanha, estão a ser consideradas instituições de ambos os países como destinatárias das viseiras de proteção", refere o comunicado.

Vinca que há uma "atenção particular" ao concelho de Braga, não só por o INL ter ali a sua sede mas também por ser o que apresenta o sexto maior número absoluto de pessoas infetadas com a covid-19 em Portugal.

Paralelamente, o INL está também a proceder à validação de testes para a deteção da infeção pelo novo coronavírus em cerca de 30 minutos, com recurso a uma gota de sangue, em colaboração com a Escola de Medicina da Universidade do Minho.

Também candidatou um projeto internacional de investigação para o desenvolvimento de um kit de diagnóstico rápido da doença, em resposta ao apelo lançado pela União Europeia.

"O INL, enquanto laboratório de investigação cujo principal objetivo é utilizar a nanotecnologia e a nanociência para dar resposta aos principais desafios da sociedade, está ativamente empenhado em fazê-lo também para a covid-19", remata o comunicado.

MAIS NOTÍCIAS