SAÚDE QUE SE VÊ

Exposição retrata o percurso de crianças com doença oncológica

Diogo Mendes
28-09-2018 18:18h

“O Lado Dourado da Oncologia Pediátrica” é o nome da exposição fotográfica patente no Hospital de S.João no Porto e reúne cerca de 100 imagens de crianças com doença oncológica que foram captadas ao longo de vários anos no serviço daquela unidade hospitalar.

São imagens com a curadoria do fotógrafo João Rebelo e representam momentos espontâneos das atividades lúdicas e brincadeiras diárias das crianças, tendo assim como objetivo sensibilizar a comunidade para o cancro pediátrico.

Em entrevista ao S+, Maria de Bom-Sucesso, responsável do Serviço de Pediatria e Hematologia do Hospital de S. João e responsável pelo projeto, explica que "a cor dourada foi escolhida internacionalmente porque o ouro significa riqueza e os filhos são aquilo que nós temos de melhor".

 Saúde +

Maria de Bom-Sucesso - Responsável do Serviço de Pediatria e Hematologia do Hospital de S. João

Além disso salienta que "o ouro tornasse precioso depois de passar por um processo de fogo e simboliza também aquilo que é a luta diária destas famílias e destas crianças que precisam de ter uma resiliência para ultrapassar todos os obstáculos difíceis.

A Oncologista Pediátrica refere ainda que, “nenhuma iniciativa é demais para chamar atenção deste problema e da situação destas crianças e destas famílias, e importa alertar toda a gente, comunidade, médicos, enfermeiros, é importante que estejamos todos sensibilizados para esta doença”.

Esta exposição que se integra na iniciativa "Setembro Dourado", o mês dedicado ao cancro pediátrico, conta com o apoio da Barbot que, “ao longo dos anos tem apoiado várias causas de solidariedade e sensibilização social. Para nós é importante dar o exemplo e chamar à atenção dos portugueses para as problemáticas que afetam a sociedade, neste caso o cancro pediátrico”, refere Sofia Miguel, diretora de Marketing da Barbot.

A exposição estará patente até ao dia 30 de setembro na entrada do Hospital São João, no piso 2.

MAIS NOTÍCIAS