SAÚDE QUE SE VÊ

Covid-19: Junta de Matosinhos/Leça distribui almoço de Páscoa a 400 pessoas incluíndo clínicos

LUSA
10-04-2020 19:53h

A Junta de Freguesia de Matosinhos/Leça da Palmeira levará domingo o almoço a cerca de 400 pessoas, nomeadamente a 100 profissionais da Unidade de Cuidados Intensivos e Urgência do Hospital Pedro Hispano, anunciou hoje aquela autarquia de Matosinhos.

Esta autarquia do concelho de Matosinhos, distrito do Porto, também distribuirá refeições aos bombeiros que estejam de serviço na corporação dos voluntários de Leixões, bem como na corporação de Matosinhos/Leça, como forma “de gratidão pela disponibilidade permanente”, explica o presidente da junta.

“Com este gesto, simbólico, pretendemos reconhecer todo o esforço e coragem destes homens e mulheres, bem como levar algum alento e energia positiva aos médicos, enfermeiros, auxiliares e demais trabalhadores que estarão de serviço no domingo de Páscoa naquele hospital. Queremos que, dentro das contingências vigentes, estes profissionais da saúde saibam que estamos todos a torcer por eles e com eles nos nossos pensamentos”, refere Pedro Sousa que decidiu fazer esta iniciativa face à pandemia covid-19.

Soma-se, é ainda descrito em comunicado, a distribuição do “Almoço de Páscoa” pelo Gabinete de Acção Social a 280 pessoas carenciadas integradas no “Espaço Solidário” desta autarquia, as quais são acompanhadas e apoiadas ao longo do ano.

Pedro Sousa iniciará a distribuição das refeições pelo Hospital Pedro Hispano, equipamento que pertence à Unidade de Saúde Local de Matosinhos, às 12:30, estando prevista uma “troca de impressões” com a administração para “aferir das principais necessidades que poderão ser dirimidas com o apoio da Junta de Freguesia”.

O concelho de Matosinhos, de acordo com o relatório epidemiológico divulgado hoje pela Direção-Geral da Saúde (DGS), regista 619 casos de infeção pelo novo coronavírus.

A pandemia do novo coronavírus já matou 96.340 pessoas em todo o mundo e infetou quase 1,6 milhões em 193 países e territórios desde o início da pandemia, em dezembro passado, na China.

Depois de surgir na China, em dezembro, o surto espalhou-se por todo o mundo, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia.

Portugal regista hoje 435 mortos associados à covid-19, mais 26 do que na quinta-feira, e 15.472 infetados (mais 1.516), indica o boletim epidemiológico divulgado pela DGS.

MAIS NOTÍCIAS