SAÚDE QUE SE VÊ

Covid-19: Lar de Santo Tirso onde morreu idosa retomou testes

LUSA
03-04-2020 20:30h

O lar Dra. Leonor Beleza, em Santo Tirso, que na quinta-feira teve a primeira morte por infeção do novo coronavírus, uma idosa internada no Hospital São João, recomeçou hoje a testar utentes e colaboradores, disse à Lusa a porta-voz.

Com 40 testes disponibilizados pelo Laboratório Germano de Sousa, o mesmo que está no Centro de Rastreio instalado numa escola de Santo Tirso, foi possível ao lar da Santa Casa da Misericórdia da cidade do distrito do Porto retomar os testes, informou Sara Almeida e Sousa.

Segundo a responsável, "77 utentes e 21 colaboradores" aguardavam desde o início da semana para serem testados, num procedimento que "teve de ser interrompidos por falta de material".

Enaltecendo o contributo da Câmara de Santo Tirso para se conseguir reunir o número de testes "que hoje foram totalmente utilizados" a porta-voz adiantou que na "segunda-feira serão disponibilizados mais 40 testes".

Atualmente, o lar tem 33 casos positivos de covid-19, distribuídos por 14 utentes (um deles hospitalizado) e 19 colaboradores.

A idosa que morreu, de 85 anos, era uma das duas utentes do lar internadas naquela unidade hospitalar do Porto, e segundo a porta-voz apresentava "múltiplas comorbilidades, situação que torna a função do vírus mais mortal".

No início da pandemia o lar acolhia 93 utentes.

Em Portugal, segundo o balanço feito hoje pela Direção-Geral da Saúde, registaram-se 246 mortes, mais 37 do que na véspera (+17,7%), e 9.886 casos de infeções confirmadas, o que representa um aumento de 852 em relação a quinta-feira (+9,4%).

Dos infetados, 1.058 estão internados, 245 dos quais em unidades de cuidados intensivos, e há 68 doentes que já recuperaram.

MAIS NOTÍCIAS