SAÚDE QUE SE VÊ

Covid-19:PEV defende que proibição de deslocações fora do concelho de residência é admissível

LUSA
02-04-2020 23:06h

O Partido Ecologista “Os Verdes” (PEV) qualificou hoje de admissível a proibição de deslocações para fora do concelho de residência na Páscoa, por ser uma medida "muito excecional" para conter a covid-19 e estar reduzida a "um curto número de dias".

Das medidas de contenção da pandemia de covid-19 anunciadas no âmbito da renovação do estado de emergência em Portugal, "a relativa ao confinamento no município de residência, durante o período da Páscoa, é admissível", porque "se trata de uma medida muito excecional para fazer face ao problema de saúde pública que se vive", argumenta o PEV, que se absteve no parlamento na votação da proposta de declaração de estado de emergência enviada pelo Presidente da República.

A medida também é "admissível", defendem, em comunicado, por "estar reduzida a um curto número de dias, que corresponde ao período onde poderia haver uma maior tendência para viagens e aglomerados familiares que, nesta altura, estão, obviamente, desaconselhados".

O PEV considera ser "importante a aplicação de um conjunto de medidas de prevenção e contenção da covid-19, independentemente da declaração do estado de emergência", e para "evitar o contágio e garantir as respostas necessárias por parte do Serviço Nacional de Saúde".

“Os Verdes” apelam “mais uma vez a que a população continue a demonstrar um sentido cívico de respeito pelas regras de confinamento social" para que todos" possam contribuir para "a salvaguarda da saúde pública".

O PEV afirma que continuará "a contribuir, responsavelmente, para a minimização e a resolução do problema" da covid-19, "através de um conjunto de propostas já apresentadas na Assembleia da República" e que "serão debatidas na próxima semana".

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, decretou a renovação do estado de emergência em Portugal, por novo período de 15 dias, até 17 de abril, para permitir medidas de contenção da pandemia de covid-19.

O primeiro-ministro, António Costa, anunciou que Portugal vai encerrar ao tráfego de passageiros todos os aeroportos no período da Páscoa e que o decreto-lei que regulamenta a prorrogação do estado de emergência proíbe deslocações para fora do concelho de residência entre os dias 09 e 13 de abril.

O novo coronavírus SARS-CoV-2, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou mais de um milhão de pessoas em todo o mundo, das quais morreram mais de 51 mil.

Dos casos de infeção, cerca de 190.000 são considerados curados.

Depois de surgir na China, em dezembro, o coronavírus espalhou-se por todo o mundo, o que levou a Organização Mundial da Saúde a declarar uma situação de pandemia.

Em Portugal, segundo o balanço feito hoje pela Direção-Geral da Saúde, já se registaram 209 mortes, mais 22 do que na quarta-feira (+11,8%), e 9.034 casos de infeções confirmadas, o que representa um aumento de 783 em relação a terça-feira (+9,5%).

Portugal, onde os primeiros casos confirmados foram registados no dia 02 de março, encontra-se em estado de emergência desde as 00:00 de 19 de março, tendo a Assembleia da República aprovado hoje o seu prolongamento até ao final do dia 17 de abril.

MAIS NOTÍCIAS