SAÚDE QUE SE VÊ

Covid-19: Biden pede levantamento de sanções dos EUA para permitir ajuda internacional

LUSA
02-04-2020 23:04h

O candidato às eleições primárias democratas norte-americanas Joe Biden pediu hoje um alívio das sanções económicas dos Estados Unidos da América (EUA) contra países afetados pela pandemia, incluindo o Irão, para possibilitar assistência médica internacional.

“Em plena pandemia mortal e sem fronteiras, os Estados Unidos devem tomar medidas para oferecer a ajuda que pudermos às nações mais afetadas pelo novo coronavírus, incluindo o Irão”, disse Joe Biden, através de um comunicado citado pela agência France-Presse.

O candidato que quer ser o representante democrata contra o atual chefe de Estado norte-americano, o republicano Donald Trump, nas presidenciais de novembro acrescentou que a resposta internacional não pode estar refém de “um objetivo político”.

Joe Biden pediu, por isso, ao executivo de Trump para emitir “novas diretrizes sobre as sanções”, de modo a esclarecer as instituições financeiras e a comunidade internacional sobre como podem ajudar “sem medo de serem penalizadas”.

“Já existem exceções humanitárias às sanções” dos EUA, admitiu o candidato às primárias democratas, mas, “na prática, a maioria dos governos e organizações tem medo de violar as sanções norte-americanas”.

Biden pediu ainda a Teerão para libertar os norte-americanos detidos naquele país.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou mais de um milhão de pessoas em todo o mundo, das quais morreram mais de 51 mil.

Dos casos de infeção, cerca de 190.000 são considerados curados.

Depois de surgir na China, em dezembro, o surto espalhou-se por todo o mundo, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia.

Os Estados Unidos já contabilizam 234.462 casos de infeção pelo SARS-CoV-2 e 5.607 mortes.

MAIS NOTÍCIAS