SAÚDE QUE SE VÊ

Covid-19: Associação lança plataforma para ajudar organizações de defesa dos animais

01-04-2020 13:35h

A Animalife lançou uma plataforma solidária para responder às dificuldades das organizações de defesa dos animais, que têm sofrido quebras nas receitas, o que está a pôr em causa aquisição de bens e produtos essenciais.

Numa nota divulgada hoje, a associação referiu que, devido à pandemia da covid-19, “as receitas das associações ligadas à causa animal têm vindo a cair drasticamente nas últimas semanas e a maioria teme em breve enfrentar dificuldades na aquisição de bens e de produtos essenciais para garantir o bem-estar dos animais que tem a cargo”.

No final da semana passada, a Animalife enviou um inquérito a 230 associações do país, com o objetivo de perceber quais os principais impactos que a pandemia está a criar no apoio animal.

De acordo com o estudo, cerca de 88% das associações admitiu que as receitas têm vindo a cair nas últimas semanas, sendo que 58% respondeu que estão a cair “drasticamente”, enquanto 30% assumiu perdas “mais moderadas”.

Em relação à dificuldade em adquirirem produtos e bens essenciais, como ração, desparasitantes e material, 14,8% admitiu que enfrenta “graves dificuldades acrescidas pelo estado de emergência”, 35,4% assumiu que se têm vindo a acentuar e 40,7% referiu que teme “vir a registar necessidades”.

Questionadas se existem apoios em risco devido ao estado de emergência, 45,6% respondeu que receia a perda de apoios de esterilização (programa Capturar-Esterilizar-Devolver) e 17,7% afirmou que teme a perda de apoios das autarquias.

No estudo, as organizações apontaram ainda para dificuldades em assegurar alimentação para cães (55,6%) e gatos (48,1%), bem como areia para os felinos (34,6%).

Quanto às necessidades logísticas mais prementes, as Famílias de Acolhimento Temporário surgem no topo das respostas (43%), seguidas dos voluntários para limpeza e manutenção dos espaços (35,4%).

Sobre os pedidos de apoio excecionais fora do seu âmbito geral de atuação, a maioria (43,8%) salientou as solicitações para alimentação de colónias.

Para responder às dificuldades apontadas pelas organizações, a Animalife apresentou a Plataforma Solidária Animal (PSA), que vai “fazer a ponte entre pessoas disponíveis para ajudar e aqueles que precisam do seu apoio”.

A organização criou uma campanha de ‘crowdfunding’ destinada a assegurar os apoios.

De acordo com a Animalife, o projeto vai ser capaz de garantir a distribuição de alimentação animal pelas associações; ajudar doentes infetados que não têm com quem deixar os seus animais de companhia; passear animais de companhia de grupos de risco; comprar e entregar alimentação e medicamentos; fornecer alimentação para colónias; transportar animais para clínicas médico-veterinárias e apadrinhar despesas essenciais.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou perto de 866 mil pessoas em todo o mundo, das quais morreram mais de 43 mil.

Dos casos de infeção, pelo menos 172.500 são considerados curados.

Em Portugal, segundo o balanço feito hoje pela Direção-Geral da Saúde, registaram-se 187 mortes, mais 27 do que na véspera (+16,9%), e 8.251 casos de infeções confirmadas, o que representa um aumento de 808 em relação a terça-feira (+10,9%).

MAIS NOTÍCIAS